sexta-feira, maio 15

Queijo de Pizza Derretido


foto por Vegetation: Butternut Bean Burritos.

Do livro da Bryanna Clark Grogan, 20 Minutes to Dinner:
Queijo de Pizza Derretido (Melty Pizza Cheese)

1 xícara de água
1/4 xícara de levedo de cerveja
2 colheres (sopa) de maisena
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (chá) de suco de limão
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de alho desidratado

• Junte todos os ingredientes num liquidificador e bata até que fique homogêneo.
• Despeje a mistura numa panela pequena e misture em temperatura média até que comece a engrossar, depois deixe borbulhando por 30 segundos. Mexa rapidamente.
• Mexa adicionando 2 colheres (sopa) de água. Espalhe imediatamente pela pizza ou outra superfície, e grelhe ou asse até que uma casca se forme no topo.

Se quiser, leve à geladeira num recipiente pequeno coberto com um plástico por uma semana. Fica bastante firme porém ainda 'espalhável'. Você pode espalhar o queijo firme em fatias de pão ou quesadillas para grelhar, ou esquentar para que fique mais fino em pratos como lasanha, etc.
Rende aproximadamente 2 xícaras

Variações (por The Vegan Forum)
Queijo Monterey Jack: Adicione uma colher de sopa de tahine ao misturar no liquidificador

Queijo Suisse: Use apenas 1/4 de colher de chá de sal. Adicione uma colher de sopa de tahine e uma colher de sopa de molho de soja ou miso de grão-de-bico à mistura do liquidificador

Queijo Cheddar: Use 1/3 xícara de flocos de levedo de cerveja e adicione 1/4 de colher de chá de paprika doce húngara e a mesma quantidade de mostarda em pó. Use apenas 1/4 de colher de chá de sal e adicione uma colher de sopa de molho de soja ou miso de grão-de-bico à mistura do liquidificador.

Molho para Nachos: Você pode adicionar feijão preto drenado enlatado, pimenta jalapeño picada ou outro tipo de pimenta, azeitonas picadas, uma pitada de cominho, etc., usando o Jack ou o Cheddar como base.

FONTE: The Vegan Connection